Conheça o Instituto Frei Manuel Simón

 

IFMS

 

         O Instituto Frei Manuel Simón foi fundado em 24 de fevereiro de 2005 e tem realizado diversas atividades. Suas ações têm o intuito de valorizar a Cultura castelense. Para tanto, o ponto de partida desta empreitada é revitalização do Casarão da Fazenda do Centro. Esse projeto que envolve os cuidados com a arquitetura, a ocupação física e o desenvolvimento de atividades auto-sustentáveis preocupadas com a Cultura, a sociedade e a economia local.

       A Instituição firmou convênio com o Ministério da Cultura para aquisição de equipamentos e mobiliários para implantação do Centro Cultural do Casarão da Fazenda do Centro. Como contrapartida a este projeto, o Instituto Frei Manuel Simón realizou o Programa de Desenvolvimento do Artesanato Local, aprovado pelo MINC, com o apoio da Prefeitura Municipal de Castelo. O IFMS foi considerado pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, e realizou vários cursos de capacitação: Hospedagem Rural, Trabalhador Rural na Produção de Conservas Vegetais, Trabalhador Rural na Manipulação do Pescado, Pathwork e outros, além de palestras sobre diversos temas, como “Agroturismo e oportunidades de negócio” e “A Importância do Design no Artesanato”, em parceria com o SENAR, o Sindicato Rural Patronal de Castelo e SEBRAE. Com esses parceiros há a programação de oferecer, periodicamente, cursos para os moradores de todo o Vale do Caxixe e de outras comunidades castelenses. Além disso, a comunidade local é sensibilizada quanto à necessidade de preservação do Meio Ambiente e nesse processo, a SAVAC e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem agido com eficiência junto à entidade, dando o apoio técnico e humano.

        Todos os caminhos para a melhor vivência no município são trilhados pelo IFMS. Esta OSCIP entende que a Cultura, embora seja um conceito amplo, tem no homem a sua raiz e nas relações dele com sua terra um meio eficaz de desenvolvimento.

            Desta forma, desde o ato de catar as sementes aos estudos mais elaborados de preservação do habitat humano são incentivados. Além disso, o cultivo das tradições é feito especialmente no ato de ouvir cada indivíduo que faz parte dessa comunidade e tem a vontade de manter viva a sua Memória. Baseada nesta proposta, a Instituição firmou convênio com a Secult, em 2011, através de Edital – Diversidade Cultural, para realização de Documentário com o tema "Lembranças Camponesas".

      Tanto o acervo fotográfico, quanto o mobiliário do IFMS é composto, essencialmente, de contribuições. Diante desse fato, pode-se reconhecer a comunidade castelense como sujeito ativo e responsável pela construção de uma identidade Cultural única e rica de valores.

 

FACEBOOK

  • IFMS
    #1 written by IFMS 5 years ago

    A Direção do Centro Cultural da Fazenda do Centro comunica que no dia de Ano Novo (01 de janeiro) , não estará realizando atendimento no Casarão

    Feliz 2014!

     


  • *

    You may use these HTML tags: <a> <abbr> <acronym> <b> <blockquote> <cite> <code> <del> <em> <i> <q> <strike> <strong>

  • Comment Feed for this Post
Go to Top