DOAÇÃO CULTURAL AO INSTITUTO

 

Valiosa Doação Cultural ao Instituto

 

Dia 09 de Abril de 2021, para o Instituto Frei Manuel Simón, foi de muita alegria, gratidão, compromisso, emoção…

Recebemos, no centro Cultural Fazenda do Centro, o Frei Gustavo Barbieri, tendo como companhia o historiador Layo Zanete, para nos ajudar nos trabalho de seleção do acervo.

Foi uma grande alegria !  Estavam nos entregando, a pedido de Frei Silvestre Brunoro, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Consolação – Cachoeiro de Itapemirim/ES, uma verdadeira jóia do Frei Juan Echávarri. Além de documentos pessoais, muitos diplomas, honrarias, medalhas, fotos, vestimentas, balança de época, equipamento para a fabricação de hóstia, a Enciclopédia Universal ilustrada (Edição de 1920) que veio de navio da Espanha, aproximadamente em 1928.

É muita responsabilidade receber este valoroso acervo cultural. Agradecemos a confiança depositada ao IFMS. Muitíssimo enriquecerá o acervo do espaço dedicado ao nosso querido e saudoso Frei Juan, no Centro Cultural Fazenda do Centro. Logo, faremos o inventário de tudo que recebemos. Certamente é o lugar mais indicado, porque ali viveu quase toda sua vida e, no cemitério da Fazenda do Centro, descansa em paz.

Agradecemos também ao Frei Domingos Sérgio Gusson, que logo após o falecimento de Frei Juan, enviou-nos, com muito carinho e responsabilidade, suas relíquias.

Logo preparamos o espaço a ele dedicado: “Memorial Frei Juan Echávarri Asiain”, agora muito mais enriquecido.

O memorial existe por merecimento e para preservar a história do Frei Juan e oferecer aos visitantes que ali buscam conhecer, relembrar e apreciar a magnífica vida do religioso em Castelo e, principalmente, na Fazenda do Centro, Para que esta história, recebida da Ordem dos Agostinianos (OAR), não se perca no tempo, será, futuramente inaugurado este espaço para maior garantia e preservação do acervo.

Castelo 26 de Abril de 2021, Instituto Frei Manuel Simón

“Quem tem história, deve mantê-la” – Frei Juan Echávarri