VIA SACRA DO FORNO GRANDE

       A Caminhada no Forno Grande é realizada há vinte e três anos ininterruptos. Reúne pessoas de todas as idades e de vários lugares. Idealizada pelo saudoso Professor João Casagrande objetiva fazer memória á Paixão e à Ressurreição de Cristo com penitência; homenagear as pessoas que nasceram e morreram, na região; mostrar e analisar as dificuldades sofridas pelos trabalhadores rurais; refletir sobre a importância da Vida Comunitária; também há reflexão sobre a Campanha da Fraternidade sendo o deste ano deste ano: “Fraternidade e Superação da Violência” e outras reflexões conforme o atual momento e necessidades do povo.

        Durante o trajeto há reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade sendo o deste ano: “Fraternidade e Superação da Violência”. Inicia, no pátio da Igreja local, até o topo do morro denominado Graças a Deus. São catorze paradas simbolizando o sofrimento de Jesus até a crucificação. Os fiéis, fervorosamente, levam uma cruz que é fincada, no alto do morro. A paisagem exuberante torna a Via-Sacra mais um momento propício e agradável para agradecermos o riquíssimo presente que recebemos prontinho de Nosso Senhor.

          É relevante enaltecer e agradecer a participação de todas as pessoas que compareceram, garantindo a continuidade do evento. Quem sabe faz acontecer  e quem tem História deve mantê-la,  como já dizia Frei Juan Echávarri Asiain . Neste ano, compareceram mais de mil pessoas. Em cada ano, aumenta o número de participantes independente de sol, chuva ou conservação das estradas. É a fé e a tradição garantida que levam as pessoas a participarem.

             Professor João, você plantou a semente  e a Comunidade do Forno Grande, hoje te agradece péla sábia e cativante idéia. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” (Exupéry).

            Comunidade do Forno Grande e demais pessoas do Povo de Deus: Fé, Compromisso, Responsabilidade e Perseverança.

Instituto Frei Manuel Simón

Rua Antônio Machado, 35
Edifício Luiz Cola, Loja 02, Centro
Castelo, E.S.
CEP: 29.360.000
28 3542 0394

institutofms@gmail.com

"PRESERVANDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE CASTELO"