FALECIMENTO DO FUNDADOR DA FAZENDA DO CEMTRO

 

“Fato Noticiado em 1868”.

 

Nota de falecimento e Missa de sétimo dia do Major Antônio Vieira Machado da Cunha, fundador da Fazenda do Centro; ocorrido em Junho de 1868. O fato foi noticiado, nos jornais da Província Sul do Espírito Santo.

o local do sepultamento do Major ainda é uma dúvida, pois não há informações que comprovem se este foi sepultado na Fazenda do Centro ou em outra fazenda que ele possuía. No entanto, há vestígios de um antigo cemitério próximo ao Casarão, que está sendo analisado por historiadores e arqueólogos do IPHAN; pois acredita-se que no mesmo local haja ruínas de uma antiga Igreja Jesuítica do Século XVII.

A partir de 1868, a Fazenda do Centro, passa a ser administrada por seu genro, o Portugues Manoel Fernandes  de Moura, casado com a única filha do Major, Anna Isabel Vieira Machado da Cunha. 

O local torna-se muito próspero, possuindo imensa quantidade de pés de café, engenhos, e segundo relatos, até 600 escravizados. Manoel Fernandes de Moura veio a falecer de forma misteriosa, no ano de 1898, durante uma viagem a Portugal. A partir desse fato, inicia o processo de abandono e decadência da fazenda.