Projeto Sob Nova Luz

 

 

 

Instituto Frei Manuel Simón e Capacitação Fotográfica

 
Inaugurou, no domingo passado, 29 de junho, a exposição fotográfica resultado das oficinas de capacitação do projeto "Sob nova luz: retratos da minha cultura", no qual participaram 16 jovens do município de Castelo no Espírito Santo. Com a realização da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais em parceria com o Instituto Frei Manuel Simón, o projeto, é patrocinado pela EDP por meio da Lei de  Incentivo do Ministério da Cultura e do Instituto EDP.
Durante este último mês de junho os jovens praticaram a técnica da fotografia com ênfase em retratos, aprendendo a manipular câmeras digitais e edificar imagens no computador. Pesquisando, nestas últimas semanas, as tradições e manifestações culturais do seu município e os personagens que as mantém vivas, a oficina envolveu a comunidade Casterlense. O resultado são imagens de artesãos, artistas, comidas,danças, eventos religiosos e culturais que agora estão registrados em ensaios fotográficos produzidos pelos jovens.
"Durante o processo de pesquisa dos personagens, os alunos identificaram uma série de manifestações tradicionais, até então desconhecidas para eles. O registro desses  tradições que  poderiam se perder com o tempo", reforça João Mendes, diretor da Miraceti.
Sob Nova Luz: Retratos da minha cultura
O projeto buscou a identidade dos jovens com sua comunidade em oficinas de fotografia de retratos da sua cultura, finalizando em uma exposição fotográfica aberta à comunidade.
As fotos estão expostas, no Centro Cultural e Artístico de Castelo, de segunda à sexta-feiras, entre às 08:00 horas e 15:00 horas, até o dia 15 de julho/ de 2014 e após, irá para o Centro Cultural Fazenda do Centro.
 
 
 

                                                                     

Instituto Frei Manuel Simón

Rua Antônio Machado, 35
Edifício Luiz Cola, Loja 02, Centro
Castelo, E.S.
CEP: 29.360.000
28 3542 0394

institutofms@gmail.com

"PRESERVANDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE CASTELO"