Na tarde ensolarada e fria de inverno, do sábado, dia 27 de julho, foi inaugurado o restauro e revitalização do centenário Casarão da Fazenda do Centro. A cerimônia aconteceu no gramado em frente à casa, construída com mão de obra escrava em 1845, e que foi um grande marco para o desenvolvimento econômico da região de Castelo e que agora abriga um centro cultural, com espaço para eventos, biblioteca e memoriais da etnia castelense.

O evento contou com a presença do Governador Renato Casagrande, do Prefeito Jair Ferraço, do Vice, Eutemar Venturim, dos Secretários de Estado de Cultura, Maurício Silva, o de Turismo, Alexandre Passos e o de Agricultura, Enio Bergoli, o Deputado Federal Camilo Cola, o Deputado Estadual Glauber Coelho, além de autoridades de municípios vizinhos e vários Secretários Municipais e Vereadores de Castelo.

Um cortejo formado pelos dois grupos de dança da Società Italiana di Castello, grupo do Movimento Negro Castelense, de Folia de Reis e da Banda Lira Castelense recepcionou a todos. Frei Enéas Berili, que já morou no Casarão, foi o responsável pela bênção durante a cerimônia. O Presidente do Instituto Frei Manuel Simón, Genésio Francisqueto deu as boas vindas a todos e falou da alegria do momento, em seguida convidou a colega Maria José Vettorazzi para falar em nome do Instituto.

“Hoje é um dia de ação de graças para todos nós membros do Instituto. Uma ideia lançada há nove anos em audiência pública, que contou com apoio de muita gente, e que agora vira realidade. Obrigado Governador Renato Casagrande”, agradeceu Maria José referindo-se inclusive à parceria feita pelo Governo do Estado através do Instituto Sincades, que dará apoio financeiro para manutenção do Casarão.

O Prefeito Jair Ferraço também agradeceu o Governo do Estado: “Este é um importante atrativo turístico e cultural de Castelo e do Espírito Santo. Este restauro simboliza o compromisso do Governo com a preservação da nossa história. Obrigado Governador, mas aproveito o momento para pedir também que veja a possibilidade do asfaltamento do trecho da Rodovia Pedro Cola até aqui na Fazenda do Centro”, solicitou o Prefeito ao som de aplausos de todos os presentes.

O Governador Renato Casagrande disse que vai analisar a possibilidade da pavimentação e complementou: “O Instituto Frei Manuel Simón agora tem uma importante missão, porque não basta somente preservar o patrimônio físico, mas também resgatar a história para contá-la a todos. Neste primeiro momento o Instituto Sincades vai colaborar para a funcionalidade do Casarão, até que o Instituto possa desenvolver o trabalho independente”, falou Casagrande.

A cerimônia durou quase duas horas e contou com o descerramento de fita e da placa de inauguração, seguida da visita à parte interna do Casarão da Fazenda do Centro, que já abriga algumas exposições de fotos, objetos e mobiliários antigos que contam parte da história da fazenda que pertence à Ordem Agostiniana Recoleta e que por um período acolheu inclusive um seminário de padres.

O Casarão da Fazenda do Centro é um Patrimônio Estadual, gerenciado pelo Instituto Frei Manuel Simón em comodato com a Ordem dos Agostinianos Recoletos. A Câmara Municipal de Castelo e a Prefeitura de Castelo repassam mensalmente uma verba para manutenção do Patrimônio.

Fonte da reportagem: http://www.castelo.es.gov.br/site/conteudo.asp?codigo=5537