OS PRIMEIROS IMIGRANTES DA FAZENDA DO CENTRO 

Na história da fazenda, os primeiros registros da chegada de imigrantes Italianos, são a partir de 1910, com a compra desta por Frei Manuel Simón, que trouxe 100 famílias de imigrantes da região de Benevente e Guarapari; repartindo toda a propriedade em lotes e vendendo-as a estas famílias. Porém, uma informação disponibilizada recentemente pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, nos mostrou um fato pouco conhecido da Fazenda. Segundo registros da entrada de imigrantes, na Hospedaria Pedra D’agua em Vitória, ainda no século XIX, quando a Fazenda do Centro estava sob o controle do Português, Manoel Fernandes de Moura, este contratou 152 imigrantes Italianos, para trabalharem em suas terras, no período pós Abolição.
Estes imigrantes foram destinados à Fazenda em dois momentos: um  primeiro grupo em 1888, e o segundo, no ano de 1895. As regiões de origem destes são: Lombardia, Toscana, Vêneto, Piemonte, Emilia-Rogmana.
Não se sabe o destino destas famílias, nem o tempo que permaneceram na fazenda, com a morte de Manoel Fernandes de Moura em 1898, quando começou o declínio da fazenda. Vale ressaltar, que as famílias migravam para outras propriedades de acordo com o serviço na região. Historiadores deste período, afirmam que muitos imigrantes não permaneciam nestas fazendas por dois motivos:
– Os fazendeiros não estavam acostumados a lidar com a mão de obra livre, o que gerava conflitos nas propriedades.
– Os núcleos coloniais disponibilizavam terras a estes imigrantes, o que era de preferência destes grupos.
Algumas famílias que chegaram à Fazenda do Centro neste período:
AVANZI – BARELLA – BASSANI – FARDIN – BOTTACIN – CUOGGO – GANDINI – LORENZETTI – SCUSATO.
Para maiores informações sobre as famílias, entre em contato com o Arquivo Público do Espírito Santo.
(Fotos: Imigrantes Italianos que chegaram a Fazenda do Centro – Século XIX e XX)

Instituto Frei Manuel Simón
Rua Antônio Machado, 35
Edifício Luiz Cola, Loja 02, Centro
Castelo, E.S.
CEP: 29.360.000
(28) 3542-0394 / (28) 9-99981-3552
institutofms@gmail.com
www.ifms.org.com.br

“PRESERVANDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE CASTELO”