O Casarão da Fazenda do Centro

 

Clique pra ampliar

 

       Erguido em 1845 pelo major Antônio Machado Vieira da Cunha , como sede da fazenda, chegou a ter aproximadamente 600 escravos que produziam café, arroz e outros gêneros agrícolas além de uma pequena extração de ouro. Ponto de encontro, local de festas e reuniões, no início do século XX, foi adquirido pela Ordem dos Agostinianos Recoletos, cujo mentor era o frei Manuel Simon.

Atualmente o Casarão da Fazenda do Centro, que faz parte do Conjunto Arquitetônico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano de 1984. Hoje restaurado, é  administrado pelo Instituto Frei Manuel Simon.

HISTÓRIA FOTOS HISTÓRICAS FOTOS ATUAIS AGENDE SUA VISITA CAUSOS

 

Compartilhe conosco:

casaraofazendadocentro@gmail.com

 

Deixe seu recado no rodapé desta página. Obrigado!

  • Catarina Destefani Casagrande
    #1 written by Catarina Destefani Casagrande 5 years ago

    Conheci o saudoso Frei João Echávarri que residiu na Fazenda do Centro  mais de quatro décadas. Foi uma época inesquecível. Lembro-me que após a missa, ele não tinha pressa e ficava de papo com todos, principalmente com as crianças que era o meu caso. Era comum querer brincar conosco jogando balas . Era uma correria gostosa! O mais legal era que depois das balas vinha uma chuva de água sobre nós e ele dava risadas e nós continuávamos nas brincadeiras.

    Era um sacerdote de muita fé que conquistava todos com seu carinho e jeito especial de fazer suas homilias.

    Fui dama de honra na capela do Casarão na década de 60. Que pena! Não tenho foto. Os noivos eram os meus tios Pedro Careta (Pedrinho) e Tia Carmelinda Peixoto. Subi para a Fazenda do Centro toda arrumadinha, em cima de uma caminhonete.

    Se você tiver algum causo sobre ele ou sobre o Casarão, gostaria de saber!

    Catarina Destefani Casagrande.


  • *

    You may use these HTML tags: <a> <abbr> <acronym> <b> <blockquote> <cite> <code> <del> <em> <i> <q> <strike> <strong>

  • Comment Feed for this Post
Go to Top