Domingo, 21 de abril, a Comunidade da Fazenda do Centro, realizou com muita alegria e devoção, uma celebração em honra a Nossa Senhora do Amparo.

A Procissão com a imagem saiu da Capela do Casarão, seguindo para a Capela Santo Agostinho, onde se realizou a celebração com o Diácono Deleão Marques.

Esta celebração acontece todos os anos na data de 21 de abril, pois marca a chegada da réplica da imagem de Nossa Senhora do Amparo na Comunidade.

A imagem original se encontra na Paróquia de Itapemirim.

No ano de 1771, na região da Fazenda do Centro, existia um arraial denominado “Caxixe”, onde mineradores, aventureiros e Jesuítas, exploravam o leito do rio em busca de ouro. No aldeamento, havia erguido uma Capela em honra a Nossa Senhora do Amparo. Neste ano, um feroz ataque da Tribo dos Puris Coroados ao arraial, expulsou os desbravadores. Na fuga, a imagem da santa foi levada pelos jesuítas, se instalando em Itapemirim.

Atualmente no local, existe as ruínas Jesuíticas da antiga Capela, que estão em fase de estudo e escavação.

Como forma de resgatar a História, no ano de 2021, a comunidade recebeu a réplica da imagem, que voltou ao local de origem desta história.–

Instituto Frei Manuel Simón
Rua Antônio Machado, 35
Edifício Luiz Cola, Loja 02, Centro
Castelo, E.S.
CEP: 29.360.000
(28) 3542-0394 / (28) 9-99981-3552
institutofms@gmail.com
www.ifms.org.com.br

“PRESERVANDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE CASTELO”