Sabor e Aprendizagem

  “Sabor e Aprendizagem” Nos dias 19, 20 e 21 de Agosto, aconteceu no Centro Cultural Fazenda do Centro, o Curso “Produção de Massas”, realizado pelo SENAR em parceria com o Instituto Frei Manuel Simón (IFMS). Foi muito proveitoso e saboroso! Agradecemos ao SENAR, FAES, e Sindicatos, por mais esta oportunidade de aprendizagem a comunidade rural de nossa região, incentivando o agronegócio.   — Instituto Frei Manuel Simón Rua Antônio Machado, 35 Edifício Luiz Cola, Leia mais…

As Primeiras Fazendas em Castelo

  “As Primeiras Fazendas em Castelo”   Do fim do Século XVIII a meados do Século XIX, as terras das “Minas do Castelo” permaneceram quase que desabitadas. Anterior a este período, houve tentativas frustradas de mineradores e Jesuítas de explorar e habitar a região. Porém, devido a  vários fatores, estes não permaneceram no local. A partir de 1845, fazendeiros da província Norte Fluminense, e da cidade de Valença; chegam a região para aumentar suas propriedades, Leia mais…

Doação Cultural ao Instituto

Valiosa Doação Cultural ao Instituto   Dia 09 de Abril de 2021, para o Instituto Frei Manuel Simón, foi de muita alegria, gratidão, compromisso, emoção… Recebemos, no centro Cultural Fazenda do Centro, o Frei Gustavo Barbieri, tendo como companhia o historiador Layo Zanete, para nos ajudar nos trabalho de seleção do acervo. Foi uma grande alegria !  Estavam nos entregando, a pedido de Frei Silvestre Brunoro, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Consolação – Leia mais…

Casarão fechado para visitação

COMUNICADO:   A DIRETORIA DO INSTITUTO FREI MANUEL SIMÓN COMUNICA A TODOS , ACATANDO O DECRETO MUNICIPAL Nº 17.904 DE 16 DE MARÇO DE 2021, QUE ESTARÁ EM  VIGOR ATÉ 31 DE MARÇO DE 2021, O CASARÃO DA FAZENDA DO CENTRO,NESTE PERÍODO, NÃO ESTARÁ ABERTO PARA VISITAÇÕES. EM PRIMEIRO LUGAR A SAÚDE. O CASARÃO E SUAS FLORES, COM MUITA ALEGRIA E SATISFAÇÃO, LOGO ESTARÁ DE PORTAS ABERTAS AGUARDANDO A TODOS.   AGRADECEMOS A SUA COMPREENSÃO. Leia mais…