“Caminho do Amparo – 2021”

Na noite de 08 de Outubro de 2021, o Padre José Carlos e os peregrinos do Caminho do Amparo, em sua terceira edição, pernoitaram, no Casarão da Fazenda do Centro.

Ao amanhecer, fizeram a oração na Capela, tomaram o café da manhã e prosseguiram a caminhada rumo à Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim-ES, em três etapas.

Foi uma valiosa bênção a passagem de N. S. do Amparo, ao Casarão. Agradecemos ao Padre José Carlos por esta oportunidade Mariana e Histórica.

Aguardamos com carinho a próxima vinda.

Um pouco de História:

No Século XVII, mineradores e Jesuítas chegaram à região das “Minas do Castelo”, com o intuito de explorar o local em busca de ouro. À princípio, foram fundados alguns pequenos arraiais em épocas e locais diferentes. Apesar de muitas dificuldades em mantê-los, e o constante ataque dos índios Puris-Coroados; ergueram uma singela Capela dedicada a Nossa Senhora do Amparo. No entanto, um violento ataque dos índios, destruiu o arraial, fazendo os exploradores e Jesuítas recuarem da região. Na fuga, foram salvos o sino, a Pia Batismal e a Imagem de Nossa Senhora do Amparo. Desceram de canoas o rio, e chegaram onde hoje, é o município de Itapemirim; fundando uma Vila, por volta de 1769.

Mais de 250 anos após o fato ocorrido; aventureiros e apaixonados por história e natureza, refazem o mesmo caminho dos Jesuítas. O Marco Zero fica na Fazenda do Centro, sendo a chegada na sede de Itapemirim. O evento leva o nome da padroeira do arraial fundado nas Minas do Castelo.

Instituto Frei Manuel Simón
Rua Antônio Machado, 35
Edifício Luiz Cola, Loja 02, Centro
Castelo, E.S.
CEP: 29.360.000
(28) 3542-0394 / (28) 9-99981-3552
institutofms@gmail.com
www.ifms.org.com.br

“PRESERVANDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE CASTELO”