Lançados Documentário e Postais da Fazenda do Centro 

 

Roberto Feitosa e Netos

 

Uma das atrações mais esperadas do Segundo Festival Literário de Castelo – FLIC foi o lançamento do documentário “Memórias Camponesas” e dos postais que contam a história da Fazenda do Centro, que aconteceu na noite de quarta-feira, 15 de outubro, no Centro Cultural e Turístico de Castelo. Um momento muito esperado por artistas e escritores castelenses.

 

O documentário, que tem duração de uma hora, é um filme baseado na obra literária “Memórias Camponesas“ dos autores Agostino Lázaro, Gleci Avancini Coutinho e Cilmar Franceschetto. O Projeto "Lembranças Camponesas" o qual estão integrados o documentário e os postais, existe desde 2012, e foi concretizado através de um edital do Secretaria de Estado da Cultura – SECULT. Um investimento de R$ 20 mil cujo contemplado foi o Instituto "Frei Manuel Simón". 

 

”O documentário fala sobre o período em que esses três autores viveram na região da Fazenda do Centro. Eles contextualizam o período social, religioso, político e econômico da época. É um material muito interessante”, comentou uma das idealizadoras do projeto e escritora castelense, Maria José Vettorazzi.

 

Os 20 postais apresentam imagens do Casarão da Fazenda do Centro, do antes e depois da restauração, de missas, casamentos e batizados que aconteceram no passado na capela existente no local, de tropeiros, do frei João Echávarri Asiáin, entre outras.

 

“Agradeço o apoio de todos que colaboraram com esse momento. Parabéns aos envolvidos na criação e execução do filme pelo belíssimo documentário. Os postais também vão colaborar na divulgação do nosso mais importante patrimônio histórico, que é o Casarão da Fazenda do Centro. Estou muito feliz com a repercussão do FLIC e espero que esse evento incentive cada vez mais a cultura no município”, agradeceu o Secretário Municipal de Esportes, Henrique Frauches.   

 

O dvd do documentário e os 20 modelos de postais agora estão sendo comercializados na sede do Instituto "Frei Manuel Simón", localizada no primeiro andar do prédio do Centro Cultural e Turístico, à rua Antônio Machado, número 35, no centro de Castelo.

 

 

 

 

Letícia Gava

Jornalista

Coordenadora Geral de Comunicação

Prefeitura de Castelo – ES

Tels: (28) 3542-6426 ou 98112-5138.