A Festa Junina, realizada pelo Instituto Frei Manuel Simón, no Casarão da Fazenda do Centro, em 25 de junho de 2010, recebeu muitos convidados entre moradores e autoridades. A programação teve início com a Celebração Escarística na Capela Santo Tomás de Vilanova, às 18:00 horas. A Celebração foi realizada pelo Provincial Frei Francisco Cevolane Botacin.

   Logo após a Celebração, aconteceu a animada quadrilha com os jovens do Conjunto Residencial Ivo Martins – Castelo III, coordenada por Simone Araújo e em seguida o Casamento Caipira, que foi apresentado com muita orifinalidade, por moradores da Fazenda do Centro com participação especial de visitantes.

  Estiveram presentes os membos da Presidência da Instituição e outros sócios membros da Associação de Moradores da Fazenda do Centro, além de muitos outros visitantes, dentre eles Antônio Carlos Largura, ex seminarista e o Sr. Eurico Eugênio Travaglia, Defensor Público de Castelo. 

   Foi um encontro folclórico muito animado, marcado pela alegria da arte e da cultura popular. Toda a praça próxima ao Casarão foi decorada com motivos folclóricos, além das barracas de comidas típicas e brincadeiras.