O governador Paulo Hartung visitou as obras de restauro da Capela Santo Tomás de Vilanova, no Casarão da Fazenda do Centro, no último dia 03 de julho de 2009, acompanhado pelo Senador Renato Casagrande e autoridades municipais e estaduais. A visita foi considerada um momento histórico para os membros da Instituição e da comunidade pela oportunidade de receber o governador do Estado e outras autoridades.

                     Na ocasião, todos puderam conhecer o projeto de restauro e revitalização do Casarão da Fazenda do Centro, em Castelo, em execução, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura – ES. Além de parte da obra física já restaurada, também se pode compreender grande parte da história do Município de Castelo e dos valores culturais da região, através de fotografias, documentos, mobiliários, objetos e produtos artesanais expostos, que remontam épocas distantes.

                     A visita foi para o governador, momento de análise e admiração pela Memória História, Arquitetura e trabalho desenvolvido pela Instituição, como expressou cumprimentando e agradecendo pela coragem e dedicação da equipe.

                      O Casarão da Fazenda do Centro é um documento de época que expressa Cultura, técnica, Arte e História do Brasil Colonial. O Governador Hartung reconhecendo a grandeza do Patrimônio Arquitetônico, Histórico e Cultural e a seriedade dos trabalhos desenvolvidos pela Presidência e demais membros do Instituto Frei Manuel Simón, afirmou, naquele dia, que assumiria o restante da obra de restauro dos anexos II e III do Casarão da Fazenda do Centro.

 O sucesso da OSCIP dependeu fundamentalmente de estrutura completamente legalizada para firmar os convênios. Os membros do Instituto Frei Manuel Simón com estas ações trabalham com mais esperança e agradecimento. Antes de encerrar a visitas todas as autoridades parabenizaram a Instituição pelo brilhante trabalho.