No último dia 06 de agosto de 2011 o Instituto Frei Manuel Simón deu início ao Projeto "Lembranças Camponesas", Projeto este, concorrido no Edital 006/2011, promovido pela SECULT. O Projeto foi baseado no trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo sobre a imigração italiana no sul capixaba, principalmente em Castelo, Venda Nova do Imigrante e Conceiçlão de Castelo; os pesquisadore foram Agostino Lázaro, Cilmar Francischetto e Gleci Avancini Coutinho, autores do Livro "Lembranças Camponesas".

    O Projeto desenvolveu uma série de estudos e formou um grupo de leitura dramática para produção de um vídeo apresentação e futuro lançamento e exposição na inauguração do Centro Cultural Casarão da Fazenda do Centro. O valor para execução do Projeto foi de R$ 20.000,00.

    O Projeto Lembranças Camponesas contou com o trabalho de vários profissionais, Arlette Passamani Frauches – Coordenadora; Daiana Scaramussa dos Santos – Direção de Arte; Michel Pariz Faé – Diretor de Leitura Dramática; Gleci Avancini Coutinho – Especialista em Linguagem Oral; Marcos Aurélio Balbino – Historiador e Lauriano Guarnier Fim – Fotógrafo, Maria José Vettorazzi, hoje Presidente de Honra do IFMS, também qualificada na área de Direção, acompanhava e trabalhava para o desenvolvimento do Projeto de perto. O elenco que atuou é composto por alunos de escolas públicas de Castelo, E.E.E.F.M. João Bley e E.E.E.M. Emílio Nemer, sendo os alunos, Lessa Braz Lopes, Eduarda Ferreira Lima, Valeska da Silva Costa, Lara Poncio Batista, Jocinéia Partelli Pessin, Jéssica do Nascimento Bravin, Jackson Gomes Ferreira e Lázaro Ferreira Braun.

 

DEPOIMENTO DO ELENCO:

"No final do projeto, Michel e Arlette passaram dicas que poderão nos ajudar a definir como interpretar as histórias que temos em mãos, qual a melhor maneira de fazer, qual sentimento colocar."

LESSA BRAZ LOPES

 

"Logo após, o grupo teve à disposição diversos livros, recortes e fotografias do acervo da biblioteca, que possibilitou fazer uma relação dos depoimentos do livro 'Lembranças Camponesas."

JOCINÉIA PATERLLI PESSIN

 

"As lembranças são diamantes raros, que apenas a palavra dita e contada podem e conseguem lapidar."

JACKSON GOMES FERREIRA

 

"Neste sábado lemos o texto e marcamos as partes que tínhamos mais dificuldade e que nos indentificamos mais. Cada um leu o texto de forma dramática para si mesmo, identificando, no texto, os sentimentos que ocorriam." 

VALESKA DA SILVA COSTA

 

"A todos nós, participantes do Projeto e vizitantes, foi de suma importância e construção pessoal, termos este bate papo com Gleci, que tanto nos revelou da história de nossa cidade."

LÁZARO FERREIRA BRAUN

 

"Neste sábado aprendemos um pouco sobre história e memória com Marcos Balbino, assistimos a um filme sobre a pequena história de Javé … o projeto está maravilhoso"

EDUARDA FERREIRA LIMA

 

"Os italianos eram muito perseguidos e as vezes mortos, sofreram muito, e muitos tiveram que aprender a viver com pouco dinheiro."

LARA PONCIO BATISTA

 

"Estou amando participar, pois é algo interessante e a meu ver, diferente, que pode gerar bons frutos no futuro."

JÉSSICA DO NASCIMENTO BRAVIN