No ultimo dia 21 de julho de 2012 foi inaugurado o Centro de Visitantes da Gruta do Limoeiro. A expectativa da Prefeitura Municipal é receber cerca de 1.500 pessoas por mês. O local foi preparado para receber os visitantes com paisagismo, sinalização turística, auditório para 100 pessoas, memorial, posto de informações turísticas, cozinha industrial, sanitários e loja para venda de produtos do agroturismo.

Situada a 15 km do Centro de Castelo, a Gruta do Limoeiro é um patrimônio tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, devido sua profundidade e às suas formações rochosas, tornando-a a mais importante do Estado. O local também é um sítio arqueológico, onde equipes da Universidade Federal do Espírito Santo encontraram cerca de 11 esqueletos de homens que viveram há cerca de 4.500 anos. Também se constatou que o lugar foi habitado por índios. A origem do nome da comunidade foi devido a um pé de limão (limoeiro) na Gruta, que se fartava de limões.

Diversos membros da Diretoria do Instituto Frei Manuel Simón compareceram ao evento ressaltando a importância do Sítio Arqueológico para a Memória do Município de Castelo, além do desenvolvimento de turismo castelense.