Apresentação do novo projeto de Restauração e Revitalização do Casarão da Fazenda do Centro 

Aconteceu no dia 29 de  agosto de 2018 , no Casarão da Fazenda do Centro a reunião da Comissão para o Desenvolvimento do Vale do Caxixe , que é uma comissão do Instituto Frei Manuel Simón , com o objetivo único de apresentar a ideia de um novo projeto de restauro e revitalização da Fazenda  do Centro e entorno . A proposta  deste projeto foi apresentada pela produtora Cultural e especialista em projetos deste porte Érika Kunkel Varejão, do Instituto Modus Vivendi.

 

Estiveram presentes representantes das Comunidades da Região; do IDAF; da CESAN; do Sindicato Rural; do SENAR; da Società Italiana de Castello; Diretor Geral do Arquivo Público do Estado, Cilmar Francischetto; Membros do IFMS; Anselmo Tozi, sócio fundador do IFMS; o Vereador Antônio Celso Callegário e o Coordenador da Comissão do Vale do Caxixe, Bruno Salvador e a palestrante Érika Kunkel Varejão.

 

A Secretária Executiva do Instituto Frei Manuel Simón  Catarina Destéfani , iniciou o Encontro agradecendo a presença de todos e enfatizou a importância do novo Projeto para a Região do Vale do Caxixe.

 

Cilmar Francischetto além de falar sobre os encantos da Região que precisam ser valorizados, visualizados e explorados, de maneira sustentável, falou sobre as fases do Casarão: época do ouro, escravocrata, do café, dos agostinianos, dos portugueses, dos imigrantes, aos tempos atuais.

 

Anselmo disse que foi muito importante o início da Restauração do Casarão, caso contrário, não estariam ali. Apresentou Érika, Produtora Cultural, que juntamente com Cilmar, em Vitória – ES, já estavam analisando as ações possíveis para o Projeto que naquele momento iriam apresentar, discutir e colher opiniões.

 

Acrescentou: Precisamos trabalhar as montanhas capixabas. Quem vê se apaixona.

 

Érica K. Varejão, a palestrante, disse que o Casarão será o Corpo, o Centro do Projeto e as Comunidades do entorno serão os braços fortes  que reforçarão as atividades que já funcionam e as que o Projeto contemplará.  A ideia de Érika é planejar toda a estrutura com sustentabilidade , pensar que tudo que será restaurado e construído deve de alguma forma reverter lucro para que o casarão seja autossustentável .Érica está entusiasmada com a região que conheceu e visitou. Comentou que tem tudo para dar certo, já a partir do nome "Fazenda do Centro".

 

Finalizando, Bruno parabenizou os presentes e reforçou a fala da Érika “todos somos responsáveis, todos juntos executaremos as ações, pedimos a todos que escrevam os seus sonhos para o futuro do Vale do Caxixe e nos enviem para que possamos criar um projeto que seja realmente a cara da nossa comunidade! “

 

VALE DO CAXIXE

Instituto Frei Manuel Simón
Rua Antônio Machado, 35
Edifício Luiz Cola, Loja 02, Centro
Castelo, E.S.
CEP: 29.360.000
(28) 3542-0394 / (28) 9-99981-3552
institutofms@gmail.com
www.ifms.org.com.br

 

 

 

"PRESERVANDO O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DE CASTELO"